Especialidades

Dentística

As áreas de competência para atuação do especialista em Dentística Restauradora incluem o diagnóstico e prognóstico das doenças dentárias e procedimentos estéticos, educativos e preventivos. Incluem também os procedimentos conservadores e tratamento das lesões dentárias possíveis de restauração, inclusive a confecção de coroas e restaurações metálicas e de resina.

Cirurgia e implante

As áreas de competência para atuação do especialista em Cirurgia incluem implantes, enxertos, transplantes e reimplantes, cirurgia com finalidade protética e cirurgia com finalidade ortodôntica.

Endodontia

É a especialidade que tem como objetivo a preservação do dente por meio de prevenção, diagnóstico, prognóstico, tratamento e controle das alterações da polpa e dos tecidos. O nome comum disso é “canal do dente”.

Odontopediatria

É a especialidade que tem como objetivo o diagnóstico, a prevenção, o tratamento e controle dos problemas de saúde bucal da criança, a educação para a saúde bucal e a integração desses procedimentos com os dos outros profissionais da área da saúde.

Ordodontia

É a especialidade que tem como objetivo a prevenção, a supervisão e a orientação do desenvolvimento do aparelho mastigatório e a correção das estruturas dentro-faciais, incluindo as condições que requeiram movimentação dentária, bem como harmonização da face no complexo maxilo-mandibular. Inclui diagnóstico, prevenção, planejamento do tratamento e sua execução mediante indicação e aplicação.

Periodontia

Periodontia é a especialidade que tem como objetivo o estudo, o diagnóstico, a prevenção e o tratamento das doenças gengivais e periodontais, visando à promoção e ao restabelecimento da saúde periodontal. Inclui avaliação diagnostica e planejamento do tratamento, controle de causas das doenças gengivais e periodontais, controle de seqüelas e danos das doenças gengivais e periodontais, procedimentos preventivos, clínicos e cirúrgicos para regeneração dos tecidos periodontais e outros procedimentos necessários à manutenção ou à complementação do tratamento das doenças gengivais e periodontais e colocação de implantes e enxertos ósseos.

Próteses

É a especialidade que tem como objetivo o restabelecimento e a manutenção das funções do sistema estomatognático, visando a proporcionar conforto, estética e saúde pela recolocação dos dentes destruídos ou perdidos e dos tecidos contíguos. Inclui diagnóstico, prognóstico e tratamento e controle, através da prótese fixa, da prótese removível parcial ou total e da prótese sobre implantes.